quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TPM!


Ahh, são os piores dias do mês certo?! Não, errado!Não podemos deixar que a tensão pré-menstrual deixe nossos dias um inferno. Ela é causada principalmente (pela vinda da menstruação-claro!), por uma má alimentação e pelo estilo de vida agitado.E é normal vc ficar irritada, chorona, deprimida e até com muita vontade de comer algumas coisas- principalmente chocolate que parece que acalma.Olha só oq é a tpm, e pq o chocolate faz bem nessa fase:

A tensão pré-menstrual é um quadro de variação hormonal desencadeado pelo pico ovulatório do hormônio LH, que acontece quatorze dias antes da menstruação. Essa variação hormonal, em boa parte das mulheres, leva a um desequilíbrio físico-emocional com sintomas individuais como, por exemplo, ansiedade ou aumento do apetite especificamente por doces, como é o caso do chocolate e isso é descrito por muitas mulheres com TPM. Existe alterações nos níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de saciedade e prazer, por isso essa sensação de bem estar comendo chocolate.

A predileção por chocolate, ou açúcar, deve ser substituída por frutas ou mel natural, que não provoca cólica e nem retenção de gases. Na verdade, o chocolate só agrada sua alma e é até contra indicado nesse período do ciclo. Certamente nenhum médico lhe recomendaria tratamento à base de chocolate ou similar, mas um pouco de "agrado" e carinho nesse período é fundamental para melhorar o estado de espírito.


Outra coisa bem ruim é cólica, ela aparece antes e durante da menstruação, para as adolescentes ela tem q acabar logo depois da menstruação.É normal, mas se vc ver q ta saindo do controle, vá ao médico, e ele vai te indicar algo para vc ficar melhor- bom, é isso q eles fazem!Se tiverem alguma duvida sobre qualquer coisa, até sem ser tpm, me perguntem ta bom?! beijos.

Um comentário: